Funções e ações dos recursos humanos - DP Baptistella
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Construção Civil

FUNÇÕES E AÇÕES DOS RECURSOS HUMANOS

Cada vez mais as empresas buscam alternativas para melhorar o desempenho e garantir a competitividade no mercado de trabalho. Só que para isso, é preciso saber lidar com as pessoas que fazem a diferença dentro das organizações. Dentro dessa realidade, o profissional de Recursos Humanos assume um papel fundamental na gestão de pessoas, pois é através dele que vários fatores podem ser trabalhados. Temos que ver RH como um processo, que ajuda a empresa a alavancar e turbinar seus negócios, colaborando para:

 

  • Melhoria no Recrutamento, Seleção, manutenção e desenvolvimento das pessoas que tenham desempenho e potencial para atuarem como agentes de mudanças da organização.

 

  • Manutenção do clima organizacional, conversando e interagindo sistematicamente com os colaboradores, detectando distúrbios de comportamento, atitude e falhas de comunicação, corrigindo imediatamente para tornar o ambiente mais saudável, leve e produtivo.

 

  • Promover treinamento estratégico, diagnosticando através de ferramentas apropriadas, potenciais entre os diversos perfis, ideais x reais dos diversos atores, trabalhando as diferenças. Os funcionários poderão agir também como multiplicadores de treinamento, colocando assim os Recursos Humanos em um novo patamar de comprometimento com os resultados propostos.

 

  • Melhoria nas comunicações internas, explorando adequadamente os canais de comunicação já existentes, sugerindo outros onde o colaborador tenha oportunidade de interagir com ideias e participar de programas que possam mostrar esforços despendidos e dedicação adicional para melhoria do ambiente do trabalho e resultados.

 

  • Política de remuneração e benefícios alinhando e atualizando os diversos cargos e salários conforme as práticas mais modernas do mercado, procurando também estabelecer um plano de carreira para motivar a competitividade. 

 

  • Elaboração de manual de normas e procedimentos das ações de Recursos Humanos, promovendo treinamento para a hierarquia, para que os problemas de relações trabalhistas sejam efetivamente resolvidos pela liderança. Assim sendo RH passa a atuar como órgão de assessoria as diversas lideranças.

 

  • Informações gerais aos gestores de pessoas sobre RH que está migrando de uma função burocrática para uma atuação estratégica e de parceira no desenvolvimento do negócio.

 

Recrutamento e Seleção:

 

  • Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal

 

  • Entrevista de Seleção: Conduzi-la com êxito.  Política de estagiários e trainees

 

  • Aplicação de dinâmicas de grupo e testes de percepção. para atrair e reter talentos

 

  • Seleção por Competência (avaliar as habilidades)

 

  • Fazer a integração do novo funcionário e a reintegração dos já colaboradores

 

  • Dar assistência aos funcionários demitidos, através de Manual de recolocação

 

Desenvolvimento:

 

  •  Promover o desenvolvimento Interpessoal: Treinamento em Grupo

 

  •  Elaborar e conduzir com um manual o Treinamento e Desenvolvimento de pessoal (nas diversas áreas de conhecimento da empresa)

 

  •  Promover a tecnologia das informações, Gestão Empresarial e Gestão do Conhecimento

 

Desempenho:

 

  • Avaliação de Desempenho Humano na Empresa (promovendo o melhor desempenho dos seus funcionários dentro do contexto da instituição)

 

  •  Gestão de Competências

 

  •  Comportamento Organizacional (o Impacto das Emoções)

 

Salários e Benefícios:

 

  •  Administração de Cargos e Salários

 

  •  Avaliação da remuneração dos Benefícios e Relações de Trabalho – Remuneração estratégica

 

  •  Planejamento da Carreira Baseadas em Competências e Habilidades

 

  •  Elaboração de manual e conduta de Descrição de Cargos

 

  •  Administração da Participação nos Lucros ou Resultados

 

Qualidade de Vida:

 

  •  O profissional de RH busca promover a melhoria da qualidade de vida

 

  •  Ética e Responsabilidade Social nos Negócios

 

  •  Valorização do pessoal

 

Liderança:

 

  •  Como um aspecto organizacional. Criativa e crescente.

 

Gestão de Pessoas:

 

  •  O profissional de RH tem um essencial papel de gerir pessoas.

 

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