Auditoria no Departamento Pessoal
É uma atividade especializada independente e de assessoramento da Diretoria, avaliando as operações realizadas, sua integridade, conferindo os sistemas estabelecidos visando assegurar a observância das políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos.
A auditoria trabalhista envolve ações que visam solucionar problemas ou preveni-los, a fim de evitar desde demandas judiciais e infrações, até divergências comportamentais dentro da organização, pois qualquer empresa deve ater-se aos pressupostos legais e contingências trabalhistas e previdenciárias.
Fraudes na área trabalhista
Pesquisa respondida por 805 empresas (industrial, comercial e prestação de serviços).
Cerca de 50% (409) delas já constataram terem sofrido problemas com fraudes ou erros na administração da área de Departamento de Pessoal, acumulando, ainda, problemas como o aumento excessivo dos encargos sociais (83%).
Dessas 409 empresas sofreram fraudes ou erros de administração, 44% ainda sofreram punições do Fisco, com autuações e multa.
*Fonte: CEPEX – Centro de Pesquisa Grupo Mission/Ber Consultoria
Objetivos da Auditoria Trabalhista
Revisar todos os procedimentos e documentos legais exigidos pelo Ministério do Trabalho e INSS;
Revisar e orientar os procedimentos de controles internos, relacionados a todas as rotinas do departamento pessoal;
Através das revisões, criar e orientar procedimentos, visando a minimização de riscos de multas e autuações do Ministério do Trabalho e outros órgãos competentes.
Benefícios da Auditoria Trabalhista
Minimização de riscos de multas;
Minimização de reclamatórias trabalhistas;
Evita furtos, desvios , pagamentos indevidos e outras irregularidades;
Diminuição de erros e prejuízos das rotinas auditadas;
Prevenção e melhoria da atividade de administração dos funcionários da empresa.
Etapas de Realização da Auditoria Trabalhista
Levantamento e análise física dos documentos;
Apuração de inconsistências de todas as rotinas;
Apresentação do relatório de auditoria, validando as atuais práticas e/ou recomendando melhorias nos processos.
Procedimentos que serão auditados na auditoria trabalhista
Inspeção e Fiscalização do Trabalho;
Acordos e convenções coletivas de trabalho;
Registro de empregados: ficha de registro, documentação pessoal, contrato de trabalho, acordos individuais, documentos de salário família, imposto renda, documentos de vale transporte e EPI;
Jornadas de trabalho e cartão ponto;
Verbas de proventos e descontos em folha de pagamento;
Processamento de férias e 13º salário;
Processamento de rescisões de contrato de trabalho;
Encargos Sociais;
Políticas de benefícios legais e espontâneos;
Ações trabalhistas;
Segurança e medicina no trabalho: CIPA, PPRA, PCMSO.